O Brasil afunda o Google?

7 de setembro. Dia da independência do Brasil e aniversário do Google.

O Google comemora seus 10 anos de grandes conquistas e diz que quer mais. Será que eles estariam mais felizes se, entre seus produtos, tivesse uma rede social que fosse sucesso no mundo todo?

Bem, vamos partir da realidade atual: Bebo é a rede social mais usada na Europa, Facebook é a mais usada nos Estados Unidos (mesmo competindo com o Myspace, é o 5º site mais visitado do mundo), Friendster é a mais usada na Ásia (isso excluindo o enorme tráfego do Xiaonei, um “Facebook Xing Ling”) e o Orkut é A rede social do Brasil e Índia. E só. Na India ainda há uma certa rivalidade, mas no Brasil não há espaço para outras redes sociais.

O fato é que sites como Bebo e Facebook vieram depois do Orkut, que tinha tudo para ser uma grande rede social no mundo todo e principalmente nos Estados Unidos (me lembro quando os americanos representavam 85% dos usuários do Orkut). Mas os brasileiros simplesmente tomaram o Orkut de assalto! E naquele tempo o Orkut não tinha recursos personalizados que separavam o que você procurava por região, idioma, etc.

O resultado foi que toda busca que você fazia no Orkut, choviam comunidades em português. E americano não gosta de filme com legenda, imagina se gosta de fazer uma busca por “Washington” e encontrar na primeira ocorrência a comunidade “Washington – Coração Tricolor” ou a “Elementar, Cumpadi Washington!”.

Isso acabou abrindo espaço para as outras redes sociais que viriam depois, já que o Orkut era feio, lento, bugado e brasileiro.

Será que o Google trocaria o Orkut pelo Facebook, Myspace, Bebo ou até mesmo pelo Xiaonei?

Será que foi o Brasil que afundou o Google em termos de Rede Social?

Uma resposta

  1. Carlos Lorenzon Disse:

    haha
    Nunca tinha pensando por este lado, mas depois de ter lido este post vejo que realmente faz sentido que os brasileiros acabaram com o orkut.
    Bom mas fazer oque o google não pode acertar em tudo tbm!

    Nestes anos de existencia fizeram varios acertos mas tbm acumulam varios cavalos mortos.

Deixe um comentário!

Atenção: Os comentários são moderados antes da publicação, o que fará com que seu comentário não seja exibido na hora. Não há a necessidade de reenviar seu comentário.