10 Dicas para simplificar o “cadastre-se”

Criar uma conta, ou “cadastre-se”, é vital para lojas, redes sociais e etc. Ainda assim, é um empecilho para a maioria dos usuários.

Vamos ver 10 dicas para simplificar o processo de cadastro e deixa-lo mais amigável para o usuário.

1 ) Use o e-mail do usuário como login

Boa parte das pessoas tem inúmeros nomes de usuário (login) e não consegue se lembrar qual usaram em cada site. Entretanto, a maioria das pessoas tem apenas um e-mail, ou no máximo alguns. Portanto, em vez de obrigar seu usuário a lembrar mais um login, use o endereço de e-mail dele.

Um campo a menos no formulário de cadastro, e muito mais usuários não esquecendo os seus logins. Fica mais facil de se cadastrar e de logar.

Nota: Se for realmente necessário um login, pelo menos deixe a inserção de “caracteres especiais” para que ele possa cadastrar o e-mail como login se ele quiser.

2 ) Deixe usar a senha que sempre usam

A maioria dos usuários tem algumas senhas padrão, e tem uma chance de ela não se adaptar se você pedir senha que contenha números, letras maiúsculas ou no mínimo x caracteres.

Se a segurança é uma preocupação então tenha um medidor da “força” da senha que avisa quando a senha não é tão segura assim. Então fica a cargo do usuário julgar se ele está satisfeito com a eficiência da senha dele, ou se vale a pena criar uma senha só para o seu site.

Nota: Existem algumas exceções que exigem uma senha mais “forte” como websites que realizam transações monetárias ou dados pessoais como CPF (ex: bancos online).

3 ) Pergunte informações adicionais depois do usuário ter criado a conta

Ao perguntar ao usuário por informações não vitais depois do cadastro no sistemas você está deixando seu formulário de cadastro menos intimidador e mais rápido. Quando os usuários verem a importância do seu site eles vão querer fornecer as informações extras.

Foto do perfil, data de nascimento, filiação são raramente necessárias para criar uma conta, então considere pedir isso depois.

4 ) Avise se o nome de usuário já esta sendo usado

Se uma conta já existe para o e-mail dado, então imediatamente:

  1. Diga ao usuário que uma conta com esse e-mail já existe – não espere até o formulário ser enviado, faça-o em tempo real.
  2. Mostre um campo de senha que irá logar o usuário com esse e-mail.
  3. Mostre um link: “Você gostaria que uma nova senha seja enviada para esse e-mail?”.

É provável que o usuário simplesmente esqueceu que já tinha criado uma conta no seu site.

Se você não usa o e-mail como login, simplesmente sugira um login parecido que esteja disponível.

5 ) Eu realmente preciso digitar “fkr93pd”?

Para uma boa parte dos visitantes,  um CAPTCHA pode ser difícil de ser decifrado, como o código geralmente não tem significado, é essencial muita atenção enquanto examina e enquanto digita.

O que você pode fazer é retirar o CAPTCHA e ver quanto de contas spam são criadas em um determinado tempo para ver se realmente vale a pena incomodar o seu usuário pedindo para ele passar pelo processo do CAPTCHA.

6 ) Logue me automaticamente

A razão para um usuário criar uma conta provavelmente é porque você pede que o usuário esteja logado para fazer/ver/qualquer outra coisa – então, logue-o instantaneamente após o cadastro.

E pense bem antes, você realmente precisa que o usuário ative a conta?

7 ) Faça o e-mail de boas vindas facil de achar

É normal que alguns usuários esqueçam as senhas, então coloque no e-mail de boas vindas um modo rapido de recuperar o login e a senha.

Você pode fazer isso tendo um “assunto” apropriado para o e-mail como “Informações de conta do(a) [seu site]” e não “Bem vindo” ou “Sua nova conta”. E, também, tenha certeza de que o “from address” seja o nome da sua empresa ou a url.

8 ) Mostre o formulário de cadastro na pagina inicial

Seu formulário de cadastro não deve ter mais de 2-3 campos e um botão, então se o cadastro é seu objetivo não há motivo para criar uma pagina separada para o cadastro.

Quando você coloca o formulário de cadastro em outra página, você faz com que o usuário possa abandonar o cadastro antes mesmo de entrar na pagina e ter a chance de ver o quão fácil é de se cadastrar.

9 ) Dê um bom motivo para criar uma conta

Ninguém gosta de criar mais uma conta, então, no mínimo, de alguns motivos para que o usuário faça o cadastro – Porque ele deveria se cadastrar? Quais são os benefícios? Quanto maior a necessidade, maior será a vontade de fazer o cadastro.

10 )Use o mesmo formulário para se cadastrar e logar

Use o mesmo formulário para se cadastrar. Apenas pergunte o e-mail do usuário, se já existir o usuário pergunte pelo password, se não, mostre os campos necessários para o cadastro.

É isso, algumas dicas para tornar seu formulário de cadastro mais simples e mais convidativo ao usuário.

Traduzido de:  Christian Holst – Baymard Institute

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