Novidades tecnológicas em 2011

Mais um ano tem seu início e junto sempre vem a curiosidade: “o que as grandes empresas tecnológicas preparam para este ano?” Apple, Microsoft, Samsung, entre outras, estão com a bala na agulha para liberar suas novidades hi-tech.

Para começar vamos falar do fenômeno digital chamado Apple que promete tão logo o IPad 2 que, entre as novidades temos a câmera digital integrada e a entrada USB; sua previsão é para o começo do ano.

Outro produto muito esperado é o iPhone 5. Pouco se sabe sobre ele a não ser o fato de que ele está previsto para este ano, e como todo fã do aparelho, não veem a hora de usufruir do novo brinquedo.

A Microsoft promete novas versões de seus aplicativos, mas o que mais se espera dela é a popularização do seu sensor de movimento para o videogame Xbox 360, o Kinect, um sensor extraordinário que substitui por completo o uso do controle no videogame; seu corpo vira o controle. As limitações são que nem todos os jogos aceitam tal interação, mas este ano devem chover jogos de todos os gêneros para o console e seu sensor. Na verdade o kinect não é bem um lançamento de 2011 pois ele já está no mercado, mas no Brasil, o lançamento de 2009 é novidade no natal de 2010.

Para o mercado de tablets, devemos ter uma enxurrada de modelos, fabricantes, recursos, tamanhos etc., então aguardem novidades por aí.

Vem aí também os notebooks com telas em 3D, a Positivo prepara o primeiro modelo nacional, então logo mais veremos muitas pessoas com óculos 3D em suas maletas.

No ramo da diversão, em 2011 vem um novo console de videogame para concorrer com Xbox 360, Playstation 3 e Nintendo Wii, é o Ebox da gigante Lenovo, fabricante de computadores, que agora vai entrar no mercado de games, seu lançamento é previsto para o primeiro trimestre e promete muita integração on-line.

As novidades em celulares também estão presentes com vários modelos, inclusive alguns que mais parecem um Playstation do que um celular, mas os maiores destaques são a nova tecnologia 4G que promete velocidades de até 100mbps, mas isto ainda é novidade para os americanos, então pode esperar até 2014 para chegar no terceiro mundo, depois que as operadoras ficarem mais ricas com o 3G; celular da Google que tem um design encurvado e com o sistema operacional Android da própria Google.

Fora as diversões tecnológicas para a criançada e os marmanjos, também vem algumas novidades exclusivas para os adultos, e elas estão relacionadas aos automóveis.

Carros híbridos (motor a combustão e elétricos) são a maior novidade, e quem sabe não veremos aqui no Brasil alguns, o destaque vai para a Ford, com seu modelo o Fusion Hybrid, o carro é fantástico em termos tecnológicos, tem sensor em tudo, informando inclusive se os pneus estão murchos, câmeras de ré, e a “mágica” de carregar a bateria do seu motor elétrico com a própria cinética do carro, ou seja, não precisa ligar seu carro na tomada à noite, assim como fazemos com nossos celulares, a bateria reaproveita a energia através de “dínamos” espalhados no carro, tais como no acionamento do freio. Outro fator interessante é a autonomia, chegando a 15 km/l na cidade em condições reais e não as hipotéticas dos manuais. O único fator que não atrai é seu preço, algo em torno de R$ 133.000,00, uns 50 mil mais caro que o modelo a combustão, um preço alto para se pagar pelo futuro do planeta.

Ainda no ramo automotivo, vem aí os blu-rays. Que tal assistir os filmes e seriados em HD durante uma viagem? Claro, se você não for o motorista, espero, rsrs.

A partir deste ponto, o que podemos esperar? Bem, seria muito pensar em ver os filmes em blu-ray no carro durante uma viagem com seu óculos 3D? Vai que eles inventam esta também, feliz 2011.

Fonte: Revista ZN – Ed. 111 – Fevereiro 2011

Uma resposta

  1. José Danielison Disse:

    muito legal o blog estão de parabéns.

Deixe um comentário!

Atenção: Os comentários são moderados antes da publicação, o que fará com que seu comentário não seja exibido na hora. Não há a necessidade de reenviar seu comentário.