O que o Papai Noel deve comprar?

Final de ano chegando e vem a época de comprar os presentes. Se a opção do Papai Noel for um computador, vamos entender as diferentes opções disponíveis no mercado para que o presente seja útil.

Notebooks, netbooks, tablets, entre outros, são as opções de presente de Natal que a criançada sonha. Vamos às diferenças e aplicações:

santa-reading283746234

Notebooks

Os bons e velhos notebooks são os tradicionais, maiores, mais pesados e menos portáteis que seu principal concorrente, os netbooks; porém, os notebooks são o que existem mais próximos de um PC de mesa comparando-se desempenho e quantidade de aplicativos aceitos.

O notebook é para as tarefas mais pesadas que se executam em um computador. Existem alguns modelos de notebooks em que até podem ser instalados jogos mais potentes como os de tiros e corrida.

Netbooks
A versão mais barata para um computador portátil, contudo não podemos achar que ele faz tudo que um notebook faz. Netbooks não são máquinas potentes, muito do contrário, eles são extremamente fracos e foram feitos para ser utilizados por tarefas simples e uma por vez, tais como digitar textos em uma aula na faculdade ou escola, acessar a internet para pesquisas e e-mails, utilizar comunicadores instantâneos como MSN e Google Talk, mas nunca para jogos, ver vídeos ou utilizar o photoshop; para isto o bom e velho notebook resolve.

Outro fator é o tamanho. Os netbooks costumam ser menores, cerca de 10 polegadas e este é um ponto que atrapalha, pois ao ficar muito tempo em frente a uma tela tão pequena, sua vista vai forçando e chega até a lacrimejar.

Tablet PC
Tablets são um híbrido de netbook e notebook, eles são um pouco mais potentes que netbooks, mas ainda não se comparam aos notebooks. Tablets são uma categoria de micros mais voltados a serviços específicos como leitura de e-books, e não são tão práticos quanto os micros e notebooks, por causa de sua interface através de tela de toque, o que no começo parece inovador e legal, mas com o tempo descobre-se que é mais cansativo e menos prático.

Mesmo sabendo agora as principais diferenças entre os principais tipos de computadores ainda há um ponto extremamente importante que é a configuração deles. São três os fatores que devemos verificar em um computador antes de comprar: a Memória RAM, o processador e a HD (disco rígido).

Vou detalhar o mais importante, o processador, pois basicamente ele define a velocidade do micro. Os processadores mais usados no momento são Intel Core i7, Intel Core i5, Intel Core i3, Core 2Duo, Dual Core, Pentium D e Celleron.

Na ordem que eu informei, do melhor para o pior, estes são os processadores mais aplicados em máquinas atualmente, e como um conselho técnico, evitem e fujam do Celleron, pois é o mais barato e o mais fraco de todos tornando o computador muito lento. O Celleron é o mais utilizado em netbooks exatamente por ser barato e é o responsável da limitação do equipamento.

Atualmente no mercado os modelos Core i3, i5 e i7 são os fabricados, os demais ainda são vendidos mas já saíram de linha. Sobre a memória e a HD, aconselho a comprar com memória RAM de no mínimo 2 Gb, e a HD de, no mínimo, 320Gb.

Quanto às marcas, hoje elas estão bem parecidas em qualidade de material e equipamento, apenas uma ressalva quanto à Sony Vaio, que caiu muito de qualidade para ficar competitiva no mercado. Nos últimos dois meses eu soube de cinco Sony Vaios, inclusive o meu, que em menos de um mês tiveram que ir para a garantia, e o suporte técnico e a garantia não facilitam o seu direito de consumidor.

Espero ter ajudado o Papai Noel a entregar a felicidade compatível ao bolso e à necessidade de todas as boas crianças. Boas festas e feliz 2011.

Fonte: Revista ZN – Ed. 110 – Dezembro 2010

Deixe um comentário!

Atenção: Os comentários são moderados antes da publicação, o que fará com que seu comentário não seja exibido na hora. Não há a necessidade de reenviar seu comentário.