Site de leilão de 1 centavo – Você ainda vai ter o seu

A moda na web em 2010 foram as compras coletivas, conforme já escrevi em outra oportunidade; agora em 2011, a moda são os sites de leilão de um centavo.

Sites como www.bidcerto.com.br, www.bomdeclick.com.br, www.arrematedafiel.com.br (este é do Corinthians), www.mukirana.com.br, entre outros, já estão começando a estourar na rede. Nas últimas semanas recebemos diversas solicitações de orçamento para o desenvolvimento de sites no estilo.

leilao-1-centavo

Existem sites estrangeiros especializados em revenda de códigos prontos para você montar o seu próprio leilão, muitos com necessidades de adaptações para o Brasil, seja para adequar endereços no padrão CEP, moeda ou outras particularidades que cada site cria para ter seu diferencial.

Mas como funciona este tal leilão? Neste estilo de leilão, não conta o maior lance, visto que todos os lances são de 1 centavo no acréscimo do preço que o vencedor irá pagar pelo produto; ganha quem der o último lance antes do tempo se esgotar. Quando um lance é dado por um usuário, o valor final da compra deste produto fica 1 centavo mais caro e o tempo para finalizar o leilão é acrescido em média de 10 segundos.

Onde fica o lucro do site neste caso, visto que normalmente uma televisão de 40 polegadas é arrematada com valor final de R$ 33,50, por exemplo?

Para poder dar um lance, o usuário tem que comprar pacotes de lances, e seus valores variam entre R$ 0,50 e R$ 1,00 cada lance. Comprado em pacotes, fica mais ou menos assim: 100 lances por R$ 80,00.

Então, quem compra um pacote com 100 lances, tem a possibilidade de participar com 100 tentativas sobre uma ou mais ofertas do site.

A ideia do sistema é fomentar a disputa e assim os usuários duelarem no clique para comprar o produto desejado. No exemplo da televisão acima, teríamos 3.350 lances, aproximadamente R$ 3.350,00, o que é um valor acima do mercado para a televisão, portanto lucro para o site.

Será que vale a pena? Temos dois universos nesta avaliação, o do proprietário de um site destes e o do participante de leilão.

Para quem desejar participar, a dica é procurar na internet “google” (sim, o verbo Googlar) pelo nome do site que deseja, entrar e ver o que os outros usuários falam.

Existe um esquema que muitos sites pequenos de leilão acabam utilizando que são robôs de auto-oferta. Um site de leilão neste estilo precisa ter bastante visitação para poder dar lucro, pois se houver apenas meia dúzia de pessoas on-line, as chances de todas estarem duelando pelo mesmo produto é baixa e assim acabam arrematando a mercadoria com meia dúzia de lances, o que tornaria o negócio não lucrativo. Para contornar este problema, alguns sites criam robôs que cobrem a oferta até quando os lances reais chegarem a um determinado valor preestabelecido, depois disto o leilão segue naturalmente, afinal o site já lucrou.

Outros sites muito mais “espírito de porco” fazem com que o leilão fique no ar até que um determinado valor seja alcançado, depois um robô vence o leilão, assim nunca é preciso entregar o prometido e são vendidos até foguetes espaciais sem a menor preocupação.

Para tentar identificar estas safadezas, fique atento aos nomes de usuários que dão lance na mercadoria, google por ele, se não encontrar nada existe grande chance de ser um robô, afinal todos mantemos o mesmo usuário em diversos sites, apenas mudando a senha (assim espero, pois manter a mesma senha em diversos sites quando descobrirem uma descobriu todas).

Outro ponto para se ficar esperto é na percepção de um padrão nos lances do leilão. Exemplo: sempre quando falta 2 segundos para o fim surge um Zé Ninguém e dá um lance.

Agora se seu caso é ter um site deste estilo, o sucesso de seu empreendimento está na capacidade de criar diferenciais e, principalmente, de promover a visitação para ter uma leal concorrência sem apelar aos robôs e ter vida longa na internet.

Fonte: Revista Zn – Ed. 114 – Maio 2011

Uma resposta

  1. ALISSON Disse:

    legal queria participar tambem

Deixe um comentário!

Atenção: Os comentários são moderados antes da publicação, o que fará com que seu comentário não seja exibido na hora. Não há a necessidade de reenviar seu comentário.