Netshoes e Dafiti conquistam milhares de clientes com eficiência na entrega e ajuda de investidores.

Segundo Jeff Bezos, fundador e presidente da Amazon, as empresas de internet devem investir 70% em seu tempo e recursos para melhoria de serviços.

No Brasil as vendas em comércio eletrônico vêm se multiplicando, mas junto também o número de reclamações dos consumidores.

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Porém, isso não é regra. A Netshoes e Dafiti entram para o ranking das empresas mais populares do país sem deixar cair a qualidade dos serviços de entrega e devem faturar aproximadamente 1 bilhão de reais cada uma. Elas mantém o foco na agilidade e confiabilidade da logística.

O número de reclamações das duas é baixo comparado com outras empresas. Entre 2009 e 2011 a Netshoes teve uma média de 23 queixa por mês, e a Dafiti apenas 39 ao longo do ano.

As duas empresas tiveram um grande amadurecimento no Brasil, além de venderem produtos mais específicos, elas acreditam na eficácia de tornarem seu público fiel. Para elas não é fundamental buscarem preços baixos, afinal os preços são equivalentes às lojas do shopping, porém no âmbito da internet as lojas podem demorar até um mês para entrega do produto, sendo assim, elas apostam no atendimento. Um ponto forte na estratégia é a questão da troca e devolução.

Os responsáveis pelas duas empresas acreditaram no comércio online como um novo modelo de negócio, investindo em tecnologias e ações publicitárias.

Ambas possuem uma grande quantidade de ofertas: a Dafiti possui aproximadamente 56.000 produtos a vendas e a Netshoes mais de 30.000.

Segundo o inglês Paul Zwillmberg, especialista em economia do Boston Consulting Group, a quantidade de ofertas é um dos pilares das duas empresas.

Mais dois pontos considerados importantes pelas empresas e seguidos a risca são:
- Apenas vendem produtos que já constam em estoque. Parece óbvio, mas nem sempre é respeitado.
- A facilidade no atendimento. Na Dafiti é possível solicitar uma troca sem a necessidade de falar com um atendente, apenas com o preenchimento de uma formulário.

A Netshoes investe em atendimento 24 horas por dia 7 dias por semana. Além disso possuem profissionais treinados desde corrida a nutricionista para atenderem as questões dos consumidores.

As empresas possuem contratos com uma dezena de transportadoras para entrega e atender imprevistos. A Netshoes foi a primeira a instalar uma agência dos Correios dentro de seu centro de distribuições em Barueri, São Paulo.

Moda, acessórios e esportes entraram para as dez categorias de produtos mais comercializados na internet, segundo o e-bit.

As duas empresas estão em expansão: a Netshoes está abrindo seu terceiro centro de distribuição e a Dafiti acaba de aumentar o seu quadro de funcionários em 20% e abre mais um centro de distribuição em Jundiaí, São Paulo.

Ambas seguiram o modelo de negócios da Zappo, e hoje estão com seu negócio em outros países da América Latina. As empresas recebem também ajuda de investidores, como a Temasek, fundo soberano de Singapura, o que ajuda a entender como conseguem investir tanto em serviços. A delicada relação depende da continuação do sucesso!

Fonte: Veja – Ed. 2276, ano 45 nº 27

3 Comentários

  1. eunice Disse:

    eu ja comprei na dafiti e adorei o produto e tbem a rapidez da entrega e os produtos sao de otima qualidade

  2. Luiza Disse:

    Com a Netshoes nunca tive problema! Sempre cumpre o que promete, mas a DAFITI…estou esperando a 15 dias produtos adquiridos e que me prometeram entrega em 3 dias uteis e até agora nada!!! A conversa é que está parado no posto de fiscalização do meu estado e todas as vezes que entro em contato com eles é informado para aguardar mais 2 dias uteis…o interessante é que depois de adquirir produtos deste site, comprei em outros lugares e recebi todos dentro do prazo e que passaram pelo mesmo posto de fiscalização…das duas uma: ou é mentira que está lá ou a transportadora e a nota fiscal deles tá enrolada…experiencia de compra frustante!!

  3. Valdir Nogueira Disse:

    Fiz uma compra na Netshoes, até aí tudo bem, mas agora eles inundam minha caixa de e-mails todos os dias com propagandas, já tentei diversas vezes excluir meu e-mail e nada, ainda devem compartilhar o banco de dados com a Dafiti pois passei a receber propagandas dessa empresa também, isso é cansativo, antes nunca tivesse feito essa compra.

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