Calçadas com internet em Madri

A cidade espanhola, Madri, quer estar à frente no quesito internet. Em um dos bairros da cidade foi inserido em calçadas o acesso a todos que circularem por lá.

O tipo de acesso ainda está em testes, mas conta com uma tecnologia surpreendente: um sistema de blocos que mesmo acimentados no chão, são capazes de oferecer internet sem fio aos pedestres e carros que estiverem ao redor.

Por enquanto o acesso pode ser usufruído no centro da cidade de Madri, mas a intenção é torná-la na primeira capital europeia com calçadas que funcionam também como plataformas de comunicação e serviços.

Segundo os criadores do projeto, o material é resistente o suficiente para ser usado em ambientes de grande tráfego sem afetar a qualidade do sinal.

Além de conectar a internet, a “calçada inteligente” possui também aplicativos que vêm com a intenção de melhorar as experiências dos usuários. Quem estiver conectado, poderá receber informações de eventos, shows, museus e até mesmo sobre descontos em lojas da região, através da conexão via Bluetooth.

No Brasil a Oi trabalhou com um projeto semelhante, mas por um período limitado, nas cidades do Rio de Janeiro-RJ e Salvador-BA.

A operadora, durante o verão, ofereceu um serviço de internet grátis para quem transitava em três bairros do Rio de Janeiro sem precisar ser cliente da Oi.

O serviço era ilimitado para acesso externo, e dentro dos estabelecimentos poderiam ser usados por 30 minutos, ficando por conta da Fon (a primeira rede de WiFi global).

Na cidade de Salvador o acesso foi liberado a turistas e brasileiros apenas durante o período do Carnaval.

Será que um dia teremos essa facilidade no Brasil também, sem previsão de acabar?

Por enquanto, está difícil até mesmo o acesso pessoal. Acredito que demoraremos um pouco para alcançarmos um bom desempenho para tal tecnologia.

Fonte
Olhar Digital

Deixe um comentário!

Atenção: Os comentários são moderados antes da publicação, o que fará com que seu comentário não seja exibido na hora. Não há a necessidade de reenviar seu comentário.