Como freelancers podem expressar sua criatividade!

Trabalhar como freelancer tem seus altos e baixos. Muitas vezes, quando trabalhamos com projetos de outras pessoas, não podemos expressar nossa criatividade da mesma maneira e você pode sentir-se frustrado quando suas ideias são não são aceitas pela outra pessoa.

Mas este artigo pode te dar algumas ideias de como trabalhar em projetos sem sacrificar a sua criatividade. Quando o cliente o contrata para trabalhar em seu projeto, ele quer que sua linha de pensamento seja seguida, mas é possível seguir as regras e ao mesmo tempo expressar seus próprios talentos.
Comunicação eficaz.

Às vezes trabalhamos com clientes que não conseguem expressar corretamente as suas necessidades. Um site simples de 5 páginas, pode ser projetado de muitas formas, não necessariamente apenas com a base de mercado do seu cliente.
Se o seu cliente não consegue expressar exatamente o que ele quer, você pode tomar a frente ajudando-o a encontrar a diretriz, fazendo-lhe perguntas e esclarecendo detalhes. Não tenha medo de oferecer outros sites como exemplos e comparações. Isso é, muitas vezes, uma ótima maneira de reunir opções de layout, onde você poderá aproveitar os diversos designs.

Descubra o principal objetivo de cada projeto: se estiver confuso, ou tiver algo que não entendeu, questione o cliente sobre suas dúvidas. Esta é a maneira mais eficaz.

O tempo de experiência é um fator que conta bastante na hora de fechar um projeto. Quando se tem anos de mercado, o cliente ficará mais disposto a aceitar sua opinião como designer, mas isso não significa que quando está no ramo a menos tempo suas ideias  sejam menos valiosas.

Discussões de novas ideias com seus clientes e analisar suas reações iniciais pode ser uma boa experiência. Você poderá aprender muito sobre como trabalhar suas ideias e vai desenvolvendo um sexto sentido criativo. Com o tempo, vai ficando mais fácil sugerir opções que agrade mais o seu cliente.

Faça a diferença.

Haverá trabalhos que fará apenas pelo pagamento, afinal o dinheiro é sempre um fator muito importante de quem trabalha como freelancer, mas esta não deve ser apenas a única motivação. Independente das suas habilidades, dê aos seus clientes favoritos um algo a mais no seus projetos. Surpreenda-o! Isso também ajuda a estimular a sua criatividade.

As ilustrações, gráficos de web, fotos de ações promocionais e ícones personalizados são exemplos de trabalhos que podem ser desenvolvidos por freelancers. Você pode expressar grande criatividade por redesenhar uma marca inteira de um site.

Podemos pensar imediatamente no MailChimp ao ver o poderoso logotipo do macaco carteiro. O logo tornou-se a chave para o site; os usuários vão imediatamente reconhecer o primata amigável em qualquer lugar. Pequenas ideias criativas como esta pode ter um efeito viral, onde ao longo do tempo seus projetos serão associados com a imagem de uma empresa. Isso fará com que seu trabalho tenha realmente valido a pena.

Aprenda com seus erros.

O erro faz parte do ser humano. Podemos ver alguns trabalhos de freelancers com anos de experiência que não dão muito certo, mas se você não aprender com seus erros, estará fadado a repeti-los sempre.

Se a maioria dos seus clientes não gostam de um tipo específico de layout, então é seguro assumir que o projeto não é muito bom. Geralmente, os designers veem essas reprovações como ataques pessoais, mas a crítica construtiva é realmente muito boa. Isto permite-lhe refletir sobre sua obra objetivamente.

Quando passar a entender o que pode e o que não pode dar certo, ficará muito mais fácil sua criação. Todo trabalho de design vai exigir bastante prática, mas isso permitirá que trabalhe com projetos grandes e outros menores. É a forma de como se lida com cada projeto e como segue com suas ideias que definirá o grande freelancer.

Pode ser difícil encontrar informações corretas sobre como alavancar em projetos para web. Então, seguem apenas alguns sites (todos em inglês) interessantes que você pode considerar muito bons como referências.
Os conteúdos são interessantes e poderá ajudar você entender o que alguns freelancers passaram para chegarem onde estão:

Não há uma fórmula mágica para realizar bons trabalhos. Todo mundo se esforça em busca de equilíbrio na sua vida profissional, ainda mais que o seu cliente é detentor de todo o dinheiro, mas não deixe isso impedir você de tomar decisões criativas.

Esperamos que este artigo possa fornecer boas dicas aos jovens aspirantes a freelancers. Designers e desenvolvedores terão que superar muitos obstáculos para atingir seu próprio sucesso.

Sempre mantenha sua mente aberta e maleável a novas idéias – esta é a maneira mais rápida de ir de pequenas ideias a grandes processos criativos.

Deixe um comentário!

Atenção: Os comentários são moderados antes da publicação, o que fará com que seu comentário não seja exibido na hora. Não há a necessidade de reenviar seu comentário.